O estilo provençal mistura o rústico e o romântico, construindo um ambiente familiar, aconchegante e muito bonito.
Suas principais características são os detalhes entalhados na madeira, vincos e bordas que deixam o móvel com aspecto mais campestre e a presença de armários cristaleiras, com portas de vidro. Também une outros elementos na decoração, como castiçais de ferro, espelhos e porcelanas.
Os móveis no estilo provençal surgiram no Sul da França, na região conhecida como Provence, um antigo condado francês que cultiva campos de lavanda e é banhado pelo Mediterrâneo.
No século XVI, a França se tornou uma das maiores referências de sofisticação devido ao estilo preferido da realeza, o Rocaille, em português, Rococó. O luxo do estilo rococó ganhou mais destaque quando passou a decorar as salas do Palácio de Versalhes.
Os camponeses do Sul da França por não possuírem recursos financeiros para manter o luxo dos nobres, começaram a construir seus próprios móveis com inspiração nos da realeza, assim surgiu o estilo provençal, recebendo este nome por causa da sua região de origem.
Com o tempo, deixou de ser um estilo camponês e passou a ser sinônimo de elegância, beleza e sofisticação.Atualmente, o estilo provençal tem sido usado em harmonia com outros estilos, como o moderno e o industrial, trazendo a sensação do campo para a vida urbana e produzindo um ambiente tranquilo e aconchegante.
Normalmente, recebe uma paleta de cores em tons claros, mas o uso de cores mais escuras tem se tornado cada vez mais comum.
O padrão decorativo, os acabamentos em pedra e as linhas tradicionais do estilo provençal são características que remetem à vida rural.
A atmosfera rústica pode ser ambientada com elementos modernos e cores mais versáteis, construindo um ambiente encantador.
Veja também:
Cozinha Provençal Planejada: conheça esse lindo projeto